Fotografia em Palavras

visões sobre a prática fotográfica, por Ivan de Almeida

Sobre o Fotografia em Palavras

with 6 comments

Esse nome -Fotografia em Palavras– vem do meu site no Multiply, no qual  percebi serem esses os dois pólos de minha produção atual,  muitas vezes entrelaçados. Essa página Multiply data de 2005 e nela comecei a publicar uma grande variedade de textos, alguns do tipo aqui postado.

Em 2007, tendo deixado um fórum sobre fotografia, percebi isso alienar de meu acesso e controle grande parte do material ali escrito. Era um material valioso para mim, pois, durante certo período, moderara uma sala sobre linguagem fotográfica naquele fórum e nessa sala produzira vários quase-artigos ou mesmo artigos completos.  De repente, ao deixar o fórum, me vi sem controle desse material.

Resolvi então criar uma newsletter para ter tais artigos mais controlados, isto é: tê-los  reunidos, sempre disponíveis e com marcação de autoria, pois a WEB é um território onde a autoria tende ao desvanescimento. Essa newsletter teve o mesmo nome deste Blog e  motivou posteriormente a feitura deste, com a migração para cá dos artigos mais interessantes. A newsletter permaneceu como notificadora das publicações feitas aqui para aqueles nela inscritos.

O Fotografia em Palavras é um local onde pensamentos sobre a fotografia são expostos.  Geralmente os artigos traduzem minha preocupação do momento, e são voltados para aspectos da narrativa fotográfica, das relações dessa com a estética, da composição, da leitura das obras visuais e menos para técnica fotográfica, para a qual mantenho o blog ABC da Fotografia em RAW

Em abril de 2011 houve uma mudança na política de divulgação deste blog. A nova política parecerá a alguns “fundamentalista”, “purista” ou coisa assim, mas penso ser necessária coerência nas coisas que fazemos. É minha opinião estarmos submetidos a apelos demais, informação demais a ponto de ficarmos relativamente anestesiados a ela e tudo termina virando uma geléia geral. Resolvi neste abril não mais divulgar as publicações deste blog, deixando aos interessados procurá-lo ou não para leitura. As publicações seguintes a abril de 2011 não receberão nenhuma divulgação, exceto através da lista-newsletter Fotografia em Palavras visto essa ter como inscritos pessoas que se inscreveram especificamente para receber os artigos ou suas notificações. Caso você tenha interesse em acompanhar as publicações futuras, há três formas: Inscrevendo o blog no RSS, entrando na newsleter Fotografia em Palavras ou simplesmente acessando diretamente o blog.

Sobre o Autor

Written by Ivan de Almeida

16 de novembro de 2008 às 10:43 pm

6 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Pensar e ler fotografia, permeando na filosofia, certamente quem passa por aqui, muda a cor de suas lentes. Parabens!

    lidete

    12 de outubro de 2009 at 1:02 pm

    • Obrigado. O blog é resultado dos temas que me interessam. Não há muito mais aqui do que o espelho daquilo que penso sobre a minha prática.

      Ivan de Almeida

      12 de outubro de 2009 at 7:37 pm

  2. Seus textos são muito bons. Fui fisgada pelo “sua fotografia não é muito boa…” qdo estava, justamente, pensando na questão. Para os outros foi um pulo.

    sheila

    3 de outubro de 2010 at 6:34 pm

  3. Descobri seu blog recentemente e realmente gostei muito. Refletir sobre o que se faz, sendo profissioanl ou não, é muito importante. Linkei seu blog no meu, fotosdpj.blogspot.com , ao qual, aliás, sugiro uma visita. Nada muito pretensioso, apenas fotografias.

    Douglas Pescadinha Júnior

    6 de janeiro de 2011 at 10:59 am

    • Obrigado, Douglas. Visitei seu blog, achei interessante sua abordagem gráfica das coisas nas fotos.
      Abraços

      Ivan de Almeida

      6 de janeiro de 2011 at 11:50 am


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s