Fotografia em Palavras

visões sobre a prática fotográfica, por Ivan de Almeida

Sobre republicação dos artigos

leave a comment »

Sobre a republicação dos Textos do Fotografia em Palavras

Orientações Gerais

Tendo chegado a esta página, é provável que você tenha cogitado o uso desses textos do Fotografia em Palavras em algum outro local, ou sua divulgação em algum local, então é preciso eu adiantar minha posição sobre isso desde já.

Os textos deste blog foram escritos dentro de um projeto pessoal de autoria e constituem uma meditação de minha vivência da fotografia. Ao se acumularem aqui formam um todo orgânico, são uns relacionados com os outros como em um mosaico. O transplante de um texto isolado, no meu modo de ver,  somente terá o condão de desfazer essa organicidade, então, de início, não me é uma idéia simpática.

Os textos desse blog são trabalho não remunerado do autor, mas nem por isso são menos trabalhosos, então é vedada absolutamente sua republicação em qualquer site comercial ou de apoio a atividades comerciais sem prévia estipulação de remuneração ao autor. Caso você pretenda ter autorização para publicação em sites comerciais, revistas, sites que contenham publicidade, etc, antes de mais nada consulte o autor para saber as condições para isso. Não haverá autorizações não remuneradas para publicações comerciais ou de apoio ao comércio, nem haverá autorização caso o autor não concorde com o espaço destinado ao texto, com a linha editorial da revista, site ou correlatos, etc, ao seu exclusivo critério.

Em relação a sites não comerciais, poderá haver autorização em poucos casos, devendo essa ser explícita para cada texto. Quando isso ocorrer, o texto deve ser publicado de forma integral incluindo as fotografias e havando indicação de autoria com link direto para este blog. Contudo, nunca haverá autorização automática, cada caso (texto e local() deve ser consultado. Em qualquer caso não serão autorizadas publicações em sites de acesso restrito e o autor deve poder ter acesso à publicação em qualquer tempo, assim como tê-la retirada de publicação em no máximo 48horas após ter solicitado isso, mesmo tendo havido alguma autorização anterior, sem necessidade de razão especial para isso. A autorização tratada nesse artigo é exceção, e não regra, portanto pode ser negada igualmente sem motivo especial.

Os textos podem, sem ser preciso autorização, ser utilizados para ensino e discussões em ambientes de ensino, mas não podem ser incluídos em livros nem em apostilas. Quando impressos diretamente do site devem conter escrito o link. Citações dos textos devem obedecer às normas ABNT relativas às citações, e quando essa citação for em outros textos online devem embutir o link ao texto original. Consideram-se aceitáveis citações de até 5 linhas do texto original. O autor agradece ser comunicado das citações eventualmente feitas.

Resumindo, os textos deste blog não foram feitos para republicações. Porém, o autor examinará solicitações nesse sentido, caso a caso. O texto acima já delimita suficientemente o assunto, devendo ser evitadas consultas incompatíveis com os propósitos enunciados.

Ao manter esse blog meu propósito primeiro é manter um diálogo amplo sobre fotografia a partir da minha própria experiência, e todas as orientações acima visam preservar esse objetivo, que creio o mais importante para o autor e para os leitores do blog.

Written by Ivan de Almeida

23 de novembro de 2010 às 2:42 pm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s